Virtualização de servidores: o que é, como funciona e qual sua importância?


A virtualização de servidores não é uma tecnologia nova. A prática tornou-se popular há meio século entre empresas como IBM e GE, à medida que a rápida evolução dos aplicativos começou a exigir computadores eficiência e compartilhamento de recursos. A partir dessa tecnologia, a virtualização nasceu rapidamente.


O que é virtualização de servidor?


De forma prática, a virtualização pega os atributos ou recursos de um servidor físico e os abstrai em vários ativos virtuais. Ele emula a função e o desempenho da infraestrutura física usando uma camada de abstração baseada em software.


Com um servidor físico tradicional, todos os componentes estão vinculados a um único serviço e geralmente são usados ​​de maneira ineficiente. Muitas empresas têm muito mais espaço no servidor do que realmente usam e necessitam, e poucas cargas de trabalho nesses sistemas usam toda a capacidade e rendimento de um processador.


Na maioria dos casos, a virtualização de servidor é a melhor maneira de gerenciar as necessidades de servidor de um data center. Isso permite que as empresas executem serviços e/ou aplicativos em um cluster de ativos de servidor completamente independente do hardware de servidor físico.


Por que a virtualização de servidor é importante?


A virtualização de servidor é importante porque é significativamente mais eficiente do que usar servidores individuais para cada aplicativo ou tarefa. A virtualização de servidor não apenas reduz o número de servidores físicos necessários, mas também simplifica o gerenciamento desses servidores, reduz os custos associados à compra e manutenção de servidores e resulta em significativamente menos desperdício de recursos.


A virtualização de servidor reduz o número de servidores físicos necessários, minimiza os custos de gerenciamento para esses servidores, bem como reduz os requisitos de energia necessários para operar os servidores e fornecer resfriamento para os servidores.


Como a maioria dos novos aplicativos exige um novo servidor, ter uma configuração de um servidor por aplicativo geralmente significa comprar e instalar um novo servidor físico. Isso pode ser demorado, geralmente levando semanas. No entanto, com servidores virtuais, o provisionamento e a implantação do servidor são simples e rápidos, pois não requerem um novo servidor ou instalação.


Quais são as plataformas mais usadas para virtualização?


Existem várias plataformas para você começar o seu projeto de virtualização e muitas delas gratuitas ou Open Source. As mais famosas são:

  • VMWare

  • Hyper-V

  • Proxmox

Se você deseja saber mais sobre o detalhamento e vantagens de cada uma dessas plataformas, comenta aí embaixo.


Se a sua empresa está interessada em virtualização de servidores aproveite e fale com nossos especialistas agora!