Service Desk: saiba como implementar na sua empresa



Para uma empresa que deseja elevar a sua marca para um outro nível de competitividade e atuação no mercado, tenderá a conquistar esse objetivo pelo uso de um service desk eficiente! Essa certeza vem do fato de que esse sistema consegue oferecer um controle ainda melhor de demandas, tornando o fluxo empresarial ainda mais sustentável e prático.

Entretanto, muitos não conhecem esse tipo de serviço e nem entendem a sua importância. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba como implementar o service desk em sua empresa.

Afinal, o que é service desk?

O service desk significa algo como uma central de serviços. Como centralizador, esse tipo de recurso irá fornecer à empresa um único ponto de contato entre funcionários, clientes, fornecedores e até mesmo parceiros de negócio. Assim, seu principal objetivo é garantir que todos os usuários possam receber as soluções demandadas em tempo ágil, fazendo a satisfação dos clientes ser uma prioridade importante no esquema estratégico interno.

Como implementar um Service Desk na sua empresa?

Agora que você já sabe o conceito e a importância do service desk para o seu negócio, confira abaixo o passo a passo para implementá-lo:

1. Planeje-se

Primeiro de tudo, antes de começar a estruturar um setor de service desk na sua empresa, pense em todo planejamento! De forma prática, busque analisar quais são as principais necessidades do seu negócio, bem como os tipos de gargalos existentes no processo produtivo que devem ser eliminados, e as respectivas melhorias que precisam ser adotadas para que os objetivos empresariais possam ser alcançados de maneira eficiente! 2. Capacite a sua equipe

De nada adianta obter todos os meios e estratégias para montar um service desk em sua empresa, se não existem colaboradores capacitados para enfrentar a demanda dessas atividades!

Por esse motivo, capacite os funcionários que farão parte desse setor. Nesse processo, podem ser incluídos cursos rápidos, palestras, treinamentos e outros tipos de eventos funcionais para desencadear habilidades e competências necessárias para conduzir os processos da maneira prevista pela organização.

3. Escolha um software adequado para o seu tipo de negócio

Para que a contratação de um service desk em sua empresa possa ser eficiente, não poupe esforços para repassar todas as informações do seu negócio para a empresa fornecedora deste serviço!


Aqui na Diferencial TI usamos o Jira Service Management. Um software que garante toda a automatização dos processos e necessidades do seu fluxo de trabalho. Além de trazer ene formas de mensuração de resultados.

4. Acompanhe as métricas

Após a implantação, comece a acompanhar as métricas de desempenho. Dessa forma, a equipe consegue identificar possíveis melhorias e aprimoramentos, aplicadas ao próprio sistema!

Sem contar que os próprios indicadores de desempenho — popularmente conhecidos como KPIs — fazem o gestor da área realizar um diagnóstico ainda mais completo acerca de clientes e funcionários, otimizando ainda mais o negócio e a forma em que ela lida com o público interno e externo. Caso tenha o apoio de uma empresa terceirizada em service desk, esse processo se tornará muito mais fácil para o seu negócio, já que grande parte desse trabalho estará nas mãos de outra marca.

Conclusão

Conforme vimos, a satisfação do cliente é algo que precisa ser levado em consideração por toda e qualquer empresa que deseja competir no mercado.


Estamos em uma fase tecnológica onde as pessoas estão mais estudadas de mercado, e logo, exigem processos claros, otimizados e uma ajuda constante. Tanto para os clientes, quanto para os funcionários, o service desk é crucial. Na visão da empresa, essa ferramenta torna o fluxo ainda mais otimizado, já que essas demandas irão para um único ponto de contato!

Portanto, agora que você já conhece os benefícios do service desk e já sabe como implementá-lo em sua empresa, que tal conhecer os nossos serviços?


Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos ajudar sua empresa a se desenvolver ainda mais com a satisfação de seus clientes e funcionários.