Por que o backup em nuvem é mais seguro do que o tradicional?



Durante anos, quem precisava realizar um backup de seus arquivos utilizava sempre o velho método de armazenar seus preciosos dados em servidores físicos como computadores e outros aparelhos que realizam essa função.


Imagens, arquivos de texto, vídeos, softwares, exatamente tudo aquilo que você precisa para o dia a dia do seu trabalho ou até mesmo para seu lazer e entretenimento poderiam ser arquivados com tranquilidade dentro desses aparelhos que por muitos e muitos anos realizaram essa importante função no mercado.


No entanto, como tudo evolui, a tecnologia de backups também evoluiu e, há alguns anos, o sistema de armazenamento em “nuvem” vem tomando conta do mundo dos backups, o que trouxe facilidade, praticidade e tranquilidade para os usuários das velhas tecnologias, visto que, o principal empecilho dos aparelhos físicos de armazenamento, era a perca completa de dados exclusivamente pelo extravio do aparelho, furto, roubo, etc.


Com a tecnologia em “Nuvem” o armazenamento fica disposto em um servidor, comumente sem falhas. Outro ponto, muito importante, é a dispensa total da necessidade de uma pessoa para realizar o backup em determinado horário, visto que o sistema realiza backups automaticamente no horário definido pelo usuário, o que traz ainda mais tranquilidade e economia, principalmente se você possui uma empresa que dependia de funcionário para realizar essa função.


Outro ponto muito importante do backup em “nuvem”, é a questão de ele ser ilimitado, principalmente nas versões pagas de seus fornecedores. O que traz ainda mais tranquilidade, pois, o usuário não precisará investir em mais e mais aparelhos físicos para poder arquivar dados, principalmente se esse usuário possui uma empresa de grande porte que gera TB e TB de dados a todo momento.


No conceito financeiro, os backups em “nuvem” geram grandes economias para a empresa, pois, dispensam toda uma infraestrutura física que seria necessária para a realização do backup tradicional. Máquinas, funcionários, gastos com luz e espaços físicos dedicados apenas a esta função são dispensados quando os seus dados migram para o backup em nuvem.


No backup em nuvem, toda a infraestrutura se torna digital e inviolável, não mais sujeita a percas e extravios que os aparelhos físicos possibilitavam anteriormente.

Além disso, a escolha pelo backup em “Nuvem” também traz organização, visto que os arquivos podem ser separados em ordem e automaticamente, sem a necessidade de um funcionário ou você mesmo, usuário, realizar esse tipo de trabalho dentro de sua máquina física antes de armazenar seus dados.


Atualmente, anos após a ascensão do backup em nuvem, são poucos os usuários e as empresas que persistem em usar o antigo modelo físico em caráter de suas enormes desvantagens diante do modelo digital. O que vemos hoje em dia, são quantidades de máquinas aposentadas e utilizadas em outras funções diante da praticidade e tranquilidade que o backup em nuvem permite para os seus usuários.


Com essa nova tecnologia a cada dia que passa sendo melhorada, os backups tradicionais vão ficando cada vez mais distante de nós, principalmente para empresas, escolas e afins, limitando-se apenas a pequenos armazenamentos caseiros de fácil manuseio como pendrives, cartões de memória, etc.