Os benefícios e funcionalidades do Microsoft SharePoint



De fato, o trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar. Por esse motivo, as empresas precisam de uma plataforma que as permita gerenciar as equipes e compartilhar informações de forma segura e eficiente. Nesse sentido, o Microsoft SharePoint pode ser de grande ajuda.


Essa ferramenta da Microsoft promete facilitar o dia a dia das empresas de qualquer tamanho por meio de uma plataforma colaborativa que pode ser acessada pelos colaboradores de qualquer dispositivo, independente da sua localização.


Veja mais detalhes a seguir!


O que é o Microsoft SharePoint?


Microsoft SharePoint é uma plataforma de compartilhamento integrada ao Microsoft 365. Ela serve para simplificar o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e informações dentro da empresa.


O Microsoft SharePoint pode ser acessado de qualquer dispositivo por meio do aplicativo ou online por meio de um navegador web, como o Google Chrome, o Microsoft Edge, Firefox ou Internet Explorer.


Basicamente, esse recurso permite a integração das equipes de maneira produtiva e inteligente, independente da sua localização. Desse modo, o Microsoft SharePoint se tornou uma ferramenta bastante usada para gerenciar e compartilhar informações com as equipes em home office.


Quais as principais funcionalidades do Microsoft SharePoint?


O objetivo do Microsoft SharePoint é facilitar o compartilhamento de arquivos e informações e o gerenciamento de equipes à distância. Por esse motivo, estas são as suas principais funcionalidades:

  • Compartilhamento de documentos;

  • Compartilhamento de sites;

  • Criação de sites para equipes;

  • Edição simultânea de documentos;

  • Automatização de processos por meio de alertas e fluxos de trabalho.

  • Criação de aplicativos personalizados;

  • Gerenciamento e compartilhamento de todo conteúdo corporativo;

  • Salvamento de versões anteriores de um documento enquanto são feitas alterações;

  • Acesso online a biblioteca de arquivos;

  • Adição de lista ou biblioteca ao site de equipe;

  • Pesquisa.


Quais os benefícios de usar o Microsoft SharePoint?


Os recursos do Microsoft SharePoint são focados na experiência de colaboração, o que possibilita compartilhamento seguro de informações e um gerenciamento simplificado de conteúdo e dos fluxos de trabalho. Dessa forma, a ferramenta ajuda a aumentar a produtividade e a visibilidade para os colaboradores de todos os setores, independente do tamanho da empresa.


Outro benefício de usar o Microsoft SharePoint é que ele é fácil de usar e a manutenção do conteúdo é bastante simples. Assim, não é preciso ter nenhum conhecimento de programação para usá-lo.


Como resultado, as equipes da sua empresa poderão:

  • Compartilhar e colaborar com notícias, dados, arquivos e recursos de forma simples e rápida;

  • Aumentar seu engajamento, comunicação e eficiência;

  • Maximizar a velocidade do conhecimento coletivo;

  • Otimizar os processos corporativos.


O Microsoft SharePoint é seguro?


O Microsoft SharePoint possui vários recursos de segurança integrados para manter o sigilo das informações da sua empresa. Por exemplo, você pode limitar a visualização de um conteúdo a usuários externos, conceder permissões de acesso para determinar quais colaboradores podem acessar diferentes recursos da plataforma e até bloquear usuários de acordo com seu comportamento.


Sem dúvida, o Microsoft SharePoint é uma ferramenta segura e que impacta positivamente a produtividade das empresas, especialmente as que estão atuando por meio do trabalho remoto.



Gostou deste artigo? Compartilhe!