Entenda a importância da segurança em TI para sua empresa



Em geral, sabemos que a segurança das informações é um processo muito importante e que precisa ser levado em consideração por empresas que trafegam um número massivo de dados em rede.

Nesse quesito, percebemos a importância da segurança em TI, que visa os cuidados necessários para que a sua empresa tenha total segurança na condução de todas as atividades inerentes ao envio, recebimento e administração de informações.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre a segurança em TI em uma empresa.

Afinal, para que serve a segurança em TI?

Antes de tudo, sabemos que a segurança em TI é composta por três aspectos importantes: confidencialidade, integridade e disponibilidade de arquivos e sistemas. Seu principal objetivo é a proteção dos dados, fazendo as informações sensíveis serem acessíveis apenas para pessoas autorizadas.

Assim, de modo geral, entendemos que o objetivo da TI é fazer com que os dados valiosos sempre estejam seguros, pois qualquer vazamento desses arquivos, a empresa pode acabar levando prejuízos severos.

Esse processo ocorre porque as informações violadas e adquiridas por cibercriminosos, por exemplo, podem ser usadas como chantagens, sem contar que operações que são momentaneamente interrompidas tendem a gerar um grande custo quando são retomadas novamente.

Por esse motivo, a segurança em TI dispõe de políticas e processos que envolvem a segurança digital e física, para contribuir com a quebra de sigilo. Algumas das ferramentas utilizadas na segurança podem envolver o acesso à cloud computing (computação em nuvem), gerenciamento de servidores e criptografia de segurança.


As principais ferramentas na segurança em TI


Agora que já sabe entende a importância de se obter uma segurança eficiente na Tecnologia da Informação, confira abaixo os principais recursos e ferramentas para a segurança das informações:

1. Gerenciamento de servidores Caso você não saiba, o gerenciamento de servidores acontece em um local diferente de onde eles normalmente estão instalados. Isso oferece excelentes benefícios, sem contar a segurança. De forma prática, o gestor pode receber notificações em qualquer lugar acerca do rendimento do sistema, bem como informações de invasões, paradas críticas, e entre outros relacionados.

2. Criptografia Na questão da criptografia, o principal objetivo é converter os dados em outros tipos de informação, o que comumente chamamos de texto criptografado. Assim, eles não são interpretados de qualquer maneira, especialmente por terceiros. Em outras palavras, esse recurso é de suma importância para que a transmissão e envio de dados seja realizada de forma segura, em que apenas usuários previamente autorizados possuem acesso ao conteúdo.

3. Armazenamento em nuvem Primeiramente, o armazenamento em nuvem nada mais é do que um tipo de serviço no qual os dados acabam sendo mantidos de forma remota, e são disponibilizados para os usuários que estão inseridos em uma rede, geralmente por meio virtual (internet). Esse recurso aumenta ainda mais a segurança, evita ataques e outros tipos de catástrofes que interrompam suas operações possam aparecer.

Conclusão

Conforme vimos, a segurança em TI promove ainda mais a competitividade de um negócio no mercado. Sabemos que uma empresa com excelência e qualidade visíveis não se relaciona somente ao volume de vendas geradas ao mês, mas como também na forma em que os processos internos são conduzidos. Portanto, agora que você já entende a importância da segurança em TI, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos ajudar seu negócio a se desenvolver ainda mais.