A importância de gestão estratégica em TI para seu negócio



Sabemos que o objetivo principal de qualquer marca no mercado é a competitividade. Entretanto, para que esse objetivo seja possível, é necessário dispor de ferramentas e sistemas cada vez mais tecnológicos, a fim de mitigar erros, proteger dados, otimizar processos e tornar os recursos financeiros cada vez mais sustentáveis.

Com isso, podemos observar a grande importância da gestão estratégica de TI, que oferece um papel incrível nos negócios e viabiliza ainda mais a competição no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

Afinal, o que é TI estratégico?

Em geral, podemos definir que a gestão estratégica de TI nada mais é do que um setor. Seu principal objetivo está na otimização dos processos, e nos respectivos resultados da empresa. A ideia é que esse desenvolvimento seja feito de forma independente, e não apenas por meio de sistemas e ferramentas para resolver as necessidades de outros departamentos internos.

Assim, entendemos que o campo em que a TI atua e a importância do investimento dessa tecnologia nos setores aumenta cada dia mais. Esse processo ocorre pela crescente evolução tecnológica do mercado, que forma empresas cada vez mais competitivas.

Portanto, quando uma empresa investe em um TI mais estratégico, ela pode aproveitar o potencial dos sistemas e ferramentas agregados a essa gestão para melhorar processos e criar de maneira totalmente automatizada e funcional.

Quais são os principais benefícios e vantagens de um TI estratégico?

Agora que você já sabe o conceito e a importância de uma gestão de TI estratégico, confira abaixo seus principais benefícios e vantagens para os negócios atuais: 1. Redução de custos Quando o setor de TI está alinhado à gestão da empresa, podemos notar que os custos com capital humano, infraestrutura, tecnologia, maquinário e outros tipos de ferramentas são adquiridos pela empresa somente por análises totalmente estratégicas.

Ou seja, haverá uma avaliação crítica da necessidade ou não de recursos adicionais para conduzir certas atividades e processos. Com esse desempenho mais analítico, a empresa consegue reduzir custos, mitigar dificuldades e tornar o fluxo de caixa ainda mais leve e sustentável. 2. Maior segurança da informação Não menos importante do que a redução de custos é saber que a segurança da informação será totalmente desenvolvida a partir de uma gestão estratégica de TI. Depois que a LGPD passou a ser vigorada no mercado, as empresas perceberam a necessidade de garantir uma segurança redobrada acerca dos dados dos colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.

Ou seja, dados sensíveis — sejam eles internos ou externos — passaram a ser prioridade nos esquemas de TI. Logo, com o apoio de um TI estratégico, esses objetivos tendem a ser alcançados com mais facilidade, tornando a empresa legal e de acordo com as diretrizes da lei a respeito da segurança dos dados. 3. Melhor atendimento ao cliente Certamente, sabemos que o atendimento ao cliente também está vinculado aos recursos tecnológicos disponíveis na empresa para essa ação. Logo, podemos perceber que a experiência omnichannel — que menciona a importância de uma empresa mais “comunicativa, transparente e acessível ao público” — irá se desenvolver ainda mais.

Com uma rotina cada vez mais intensa, clientes exigem processos mais práticos, seguros e rápidos. E quem conduz essas demandas, é a área de TI.

Conclusão

Conforme vimos, a tecnologia está em constante desenvolvimento no mercado, e cabe às empresas adotarem recursos, ferramentas e sistemas de TI cada vez mais práticos e otimizados. Para agilizar esse processo, o TI estratégico é crucial, pois sustenta as oportunidades de crescimento de processos tecnológicos em âmbito interno sem oferecer custos excessivamente caros.

O que diferencia a qualidade de uma empresa com outra é a tecnologia e o bom uso de suas ferramentas no mercado para atrair mais clientes. Gostou das dicas? Agora que você já sabe tudo sobre a gestão de TI estratégica, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse o nosso site e saiba como podemos desenvolver sua empresa ainda mais.