4 dicas para montar uma equipe de TI de alta performance




Contar com um time motivado e capaz de levar excelentes resultados para a empresa é fundamental para se destacar em um mercado extremamente competitivo. Uma equipe de TI de alta performance consegue extrair o melhor de cada profissional, possibilitando que os colaboradores compartilhem as mesmas visões e objetivos da organização.


Neste texto, separamos 4 dicas para você montar uma equipe de TI de alta performance em seu negócio. Confira!


1. Invista na capacitação dos profissionais


Um dos primeiros pontos que você deve se preocupar ao começar a montar uma equipe de TI de alta performance é a capacitação dos profissionais. O investimento em treinamentos de especialização é extremamente importante para o sucesso desse processo.


Assim, você possibilitará o crescimento profissional dos integrantes da sua equipe de TI e apresentará a eles as tendências de mercado e novas tecnologias. Esse processo é importante para motivar o seu time e contribuir para o surgimento de novos insights.


Com o adventos dos cursos on-line fica bem acessível manter seu time treinado e capacitado com os melhores professores ou mentores do mercado.


2. Incentive o trabalho em equipe


Sabemos que os profissionais de TI tem a característica de resolver tudo sozinho, mas o trabalho em equipe é fundamental para que esses profissionais alcancem um objetivo em comum com o máximo de eficiência e desempenho. Executar as atividades em conjunto é uma prática essencial para os times de TI de alta performance.


Ainda que esse processo seja considerado desafiador por muitos líderes, é preciso muito esforço e dedicação para mostrar aos profissionais a importância do trabalho em equipe. Ao eliminar essa barreira, é possível assegurar resultados incríveis em desempenho e eficiência.


Faça reuniões e deixe cada um falar, faça exercícios de colaboração, como Bootcamps, e sempre reforce verbalmente essa interação entre os profissionais.


3. Dê autonomia aos profissionais


Como diz Gustavo Caetano, da SambaTech, você deve dar ˜Power to the Edges˜ que significa ˜poder para as Pontas˜. Dê autonomia para seu time de TI para que eles possam experimentar as novidades que surgem. Essa prática permite que a empresa acompanhe as principais tendências e se mantenha relevante tecnologicamente no mercado.


Assim, da mesma forma como a empresa desenvolve diretrizes sobre a implementação de novas tecnologias, os profissionais de TI devem ter autonomia para criar e sugerir novas soluções para agregar maior valor aos processos da empresa.


4. Terceirize tarefas de rotina


Com a competência e expertise de uma equipe de TI de alta performance, não faz sentido designar esses profissionais para que eles executem tarefas de rotina em sua empresa. O ideal é investir na terceirização de TI como meio de realizar essas atividades e permitir que o seu time foque em processos mais estratégicos.


Ainda que essas tarefas tenham uma grande importância para o funcionamento da organização, elas tomam muito tempo, impedindo que a sua equipe invista em atividades realmente importantes para o crescimento da sua empresa.


A terceirização de serviços de TI gera ótimos resultados para quem contrata, permitindo desafogar o seu time com tarefas rotineiras e trazendo maior dinamismo para dentro do seu setor — impactando diretamente na qualidade e eficiência dos seus processos.


Pronto! Viu como é possível montar uma equipe de TI de alta performance e como esse processo pode melhorar os seus resultados? A terceirização é uma ótima forma de você focar no core do seu negócio e potencializar o desempenho e eficiência dos profissionais do seu setor.


Gostou deste texto? Aproveite para conferir mais conteúdos do nosso blog e conferir mais dicas valiosas para melhorar seus resultados!