3 maneiras de evitar VAZAMENTO DE DADOS na sua empresa



Está preocupado com o risco de vazamento de dados na sua empresa? Veio ao lugar certo. Hoje vamos falar justamente sobre isso no nosso blog, te explicando algumas coisas que você pode fazer para mitigar esse risco. Antes de começar, aproveitamos também para agradecer por nos considerar como fonte de informação para essa questão. Vamos te apresentar os seguintes tópicos:

  • Senhas;

  • Firewalls;

  • E antivírus.

Continue lendo.

Use senhas complexas

Para evitar, impedir ou, pelo menos, atrasar a invasão indesejada de um terceiro (um hacker) aos seus equipamentos, contas e dados empresariais, uma das contingências que você pode tomar é a confecção e emprego de senhas complexas. Elas consistem basicamente de uma combinação do seguinte:

  • Número de caracteres (quanto mais, melhor);

  • Letras maiúsculas;

  • Letras minúsculas;

  • Números;

  • E símbolos.

Evite usar clichês (como seu nome, 1234, datas de aniversário, telefones e/ou outros números relacionados a você etc.). O ideal é criar uma combinação completamente aleatória e trocá-la a cada um período fixo, como seis meses. O problema com isso é o volume de trabalho, o esquecimento etc. Não é o ideal, mas para lidar com isso, você pode, por exemplo, pegar uma frase e ir substituindo seus caracteres pelos elementos citados na lista anterior. Depois disso, seria ainda melhor fazer um anagrama com essa combinação. Mas é aí que mora um problema comum às senhas complexas: o esquecimento. Não é o ideal, mas na impossibilidade de lembrar da sua senha, tenha ela anotada em mídia física (papel) e guardada em lugar seguro. Outra possibilidade é aproveitar os geradores de senha de algumas plataformas atuais.

Use um firewall forte

O firewall é uma das barreira principais para controlar o acesso à sua rede. Dentre as suas atividades um de seus objetivos é bloquear softwares maliciosos, e faz isso bloqueando o acesso às páginas suspeitas, recusando o download de arquivos potencialmente prejudiciais etc. A maioria das empresas já possuem um, e eles são indispensáveis, porém não devem ser a única, tampouco o cerne, da sua proteção. É preciso investir no que vamos citar no próximo tópico. O nome firewall é bem curioso, não é? Parede de fogo, e é algo do tipo, mas infelizmente não protege contra tudo.

Contrate um antivírus de qualidade

Apesar do termo contratar, ressalvamos que há uma variedade grande de antivírus disponíveis gratuitamente na internet. O problema é que geralmente essa gratuidade limita-se até certo tipo de serviço, com o resto necessitando de pagamento, para funcionalidades e proteção mais robustas.

Uma das grandes vantagens dos softwares pagos são as atualizações frequentes. Como a empresa que desenvolve o antivírus possui recursos, podem contar com um time de devs (profissionais especialistas no assunto) para manter o programa sempre à altura das novas ameaças. Na dúvida, conte com a orientação de quem cuida da sua TI. E aí, o que achou da publicação de hoje? Esperamos que tenha gostado. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Basta entrar em contato conosco através dos nossos canais oficiais.